Phenix e Unidos Contra o Desperdício juntam-se no combate ao desperdício alimentar


Grande Consumo



A Phenix associa-se ao movimento Unidos Contra o Desperdício para combater o desperdício alimentar em Portugal. Identificando a importância e necessidade crescentes de sensibilizar para esta problemática, as duas organizações unem forças num projeto que pretende dar a conhecer soluções para que as empresas possam combater o seu desperdício, ao mesmo tempo que apoiam instituições e famílias em situação desfavorecida, por todo o território nacional.


A Phenix, conhecida pela sua aplicação contra o desperdício alimentar, atua com base numa abordagem integrada, trabalhando também em estreita parceria com inúmeras empresas para apoiá-las na reconversão de excedentes alimentares em doações a instituições particulares de solidariedade social.


Através deste serviço, a Phenix faz uma auditoria inicial aos seus clientes, aferindo o nível de desperdício; presta formação contínua na triagem, separação e acondicionamento dos excedentes; e estabelece a ponte com uma rede de instituições parceiras, para que sejam recetoras dos mesmos.


Frederico Venâncio, diretor geral da Phenix Portugal, afirma que a parceria com o Unidos Contra o Desperdício surge muito naturalmente, tendo em conta que o movimento agrega dezenas de empresas do sector alimentar e da distribuição que manifestam o seu desejo de combater o desperdício, e a Phenix dispõe de soluções que podem contribuir para a resolução desse problema. Este é mais um reforço do nosso compromisso em continuar a ajudar o tecido empresarial português a mitigar o desperdício e a prestar apoio ao trabalho desenvolvido pelas centenas de associações com quem colaboramos.


Unidos Contra o Desperdício


O Unidos Contra o Desperdício é um movimento cívico que quer unir a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar. A organização pretende sensibilizar para o aproveitamento de excedentes, alertar para perdas e desperdícios, e incentivar e facilitar a doação das sobras, promovendo um consumo responsável.


Para reforçar a sua missão, lançou recentemente um novo site, onde disponibiliza um conjunto de ferramentas para que particulares e empresas possam aderir ao movimento.


Francisco Mello e Castro, coordenador do Movimento Unidos Contra o Desperdício, partilha que combater o desperdício é uma missão de todos. Quando se estima que, só em Portugal, 1 milhão de toneladas de alimentos são deitados para o lixo, só mesmo unindo esforços podemos acabar com este flagelo que tem impactos brutais a vários níveis. É nesse sentido que nos associamos à Phenix, cuja missão está bastante bem alinhada com a nossa, e que consideramos que será um parceiro de grande valor neste desafio global”.




| Fonte: Grande Consumo,13 Maio 2021