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Perdas e Desperdício Alimentar

Em Portugal, estima-se que cerca de um milhão de toneladas de alimentos continue a ir para o lixo. Marcelo Rebelo de sousa diz que "é uma afronta porque agrava as alterações climáticas".


A Makro Portugal, comprometida em unir esforços contra o desperdício alimentar, assinala o Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos, celebrado a 29 de setembro, a nível global


A este propósito, a empresa grossista junta-se ao Movimento “Unidos Contra o Desperdício”, que tem como objetivo unir a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar, estando marcado para o mesmo dia, no Banco Alimentar, em Lisboa.


Este é um movimento que destaca os que lutam ativamente contra o desperdício de alimentos, querendo tornar habitual o aproveitamento de excedentes, alertar para perdas e desperdícios, incentivar e facilitar a doação das sobras e promover o consumo responsável. Este é um movimento que une e congrega empresas, entidades, instituições, o público e o privado e as várias gerações em torno deste objetivo único.


A Makro Portugal tem um longo histórico de participação em ações que pretendem lutar contra o desperdício alimentar. Apenas no último ano duplicou a doação de produtos que não eram passíveis de ser vendidos, contribuindo para a queda do desperdício de alimentos.

“O combate ao desperdício alimentar faz parte das nossas metas no que diz respeito à sustentabilidade na Makro. Se por um lado procuramos incentivar internamente ao combate ao desperdício de alimentos, por outro esta preocupação e este apoio é transmitido aos clientes, fomentando iniciativas e campanhas que os ajudem a rentabilizar os seus negócios”, avança Filipa Herédia, Communication & Engagement Manager da Makro Portugal.


Por outro lado, e ainda neste mês, a Too Good To Go convidou os seus parceiros a fazerem parte da campanha Waste Warriors. Esta campanha pretende reforçar a importância de um papel individual, que todos podemos e devemos ter, recorrendo a soluções simples e com impacto, como a aplicação que salva refeições e alimentos de qualidade de serem desperdiçados. No fundo, esta iniciativa comunica que Waste Warriors somos todos nós, famílias que evitam o desperdício em sua casa, parceiros que disponibilizam refeições excedentes e consumidores que compram refeições na app.


Ainda este ano a empresa lançou também a campanha “Mais Rentabilidade”, que visava ajudar os negócios do setor Horeca a economizarem e a evitarem o desperdício, através da rentabilização de diversas proteínas.


“São inúmeras as ações que a empresa desenvolve e às quais de associa neste âmbito, sendo que fazer parte deste movimento Unidos contra o Desperdício faz todo o sentido”, conclui a responsável.





|Fonte: Alive Taste, 29 de Setembro 2021

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