Novo projeto português permite o aproveitamento de cereais


Líder Magazine



O Co-CerealValue é um projeto 100% português que transforma os excedentes de cereais em novos alimentos para consumo humano e animal. Os resultados recentemente divulgados de uma investigação realizada ao longo de três anos e meio, mostram o desenvolvimento de novos produtos inovadores para a alimentação humana, ricos em fibras, proteínas e antioxidantes, e animal, a partir de subprodutos, do armazenamento e processamento de cereais.


Nesse estudo, estiveram envolvidas várias entidades num consórcio liderado pela agro-alimentar Silos de Leixões, e a Germen (moagem) em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).


Para a alimentação humana, a partir do aproveitamento da sêmea e do gérmen, conjugados com outros subprodutos como a okara e a bolota, desenvolveram-se novos granulados que podem ser usados como cereais de pequenos almoço, barras energéticas, granola ou como ingredientes, com elevado valor nutricional. Para os animais, foram criadas pellets de armazenamento prolongado a partir do pó de cereal, a partir de conservantes naturais pelo seu elevado valor antioxidante, nomeadamente a esteva e a dreche, subproduto da indústria da cerveja.


Usando as competências na área da Indústria 4.0, o Co-CerealValue potenciou ainda o hub da Silos de Leixões, já existente, com o desenvolvimento de um smart-object capaz de fazer a medição contínua da temperatura de cereais e farinhas armazenados em grandes silos

Segundo o grupo de investigação, o défice na produção de cereais é um fator crónico em Portugal. O sector gera uma elevada quantidade de subprodutos e com a adoção destas práticas evita-se o desperdício de toneladas de resíduos que são desaproveitados ou tratados para ser canalizados para a alimentação animal. Para além disso, a sustentabilidade do modelo com base na Economia Circular é o que mais se adequa à atual conjuntura mundial, permitindo maximizar o aproveitamento dos recursos através da sua manutenção, pelo maior tempo possível, no sistema de produção e consumo.


Mais informações aqui: https://cocerealvalue.pt/



|Fonte: Líder Magazine, 4 de Maio 2022

12 views