Missão Continente partilha 13,8 milhões de euros em excedentes alimentares

26 Abril 2021 Figueira na Hora



Em 2020, a Missão Continente distribuiu um total de 13,8 milhões de euros em excedentes alimentares a 1.170 instituições espalhadas pelo país, segundo o relatório anual agora divulgado. 9 milhões de euros foram doados a 819 instituições de solidariedade social e 1,9 milhões de euros a 351 associações de apoio e bem-estar animal.


As doações diárias a instituições decorrem há mais de 27 anos, durante todo o ano, nas mais de 300 lojas Continente de norte a sul do território continental e arquipélagos, que são entregas às instituições beneficiadas. Os colaboradores da Sonae MC também beneficiam destes produtos que são disponibilizados nas áreas sociais das lojas e entrepostos Continente e que, no ano passado, ascenderam a 2,9 milhões de euros.


Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições de segurança e higiene alimentar, estando em condições de consumo. Estes incluem produtos frescos como fruta, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares e são formas de evitar o desperdício de alimentos numa lógica de economia circular.


O combate ao desperdício alimentar é um dos pilares de atuação da Missão Continente que, desta forma, garante o reaproveitamento de produtos que os clientes já não selecionam e os encaminham para quem deles possa beneficiar.


Em 2020 e desde o início da pandemia, a Missão Continente também respondeu a inúmeros pedidos de ajuda, através da doação de bens alimentares, não alimentares, de higiene, de proteção a milhares de entidades nas quais se incluem hospitais, autarquias, bombeiros, instituições de solidariedade, destinados a pessoas em situação vulnerável e aos profissionais de saúde e segurança que continuaram na linha da frente. Através das campanhas ′Nunca Desistir′ e ′Todos Por Todos′, a Missão Continente distribuiu ainda cerca de 2 Milhões € em bens alimentares a mais de meio milhão de portugueses.


Todas as iniciativas dinamizadas pela Missão Continente em 2020 estão incluídas no relatório anual, agora divulgado, e que pode ser consultado online.


"Estamos empenhados em continuar a criar valor social nas comunidades onde nos inserimos, sabemos da nossa responsabilidade enquanto marca que está presente na vida de todos os portugueses, não nos distanciaremos do nosso propósito e da ambição de gerar e ajudar a criar impacto positivo na sociedade, em prol de um futuro cada vez mais sustentável" refere Nádia Reis, directora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.


As acções da Missão Continente fazem parte das iniciativas de Responsabilidade Social que o Continente tem vindo a comunicar como #BomParaPortugal, pois espelham a relação intrínseca que a marca tem vindo a desenvolver com as comunidades que se insere, como agradecimento pela confiança depositada, ao longo de mais de 35 anos.




Fonte: Figueira na Hora

3 views