top of page

LIPOR lança campanha de combate ao Desperdício Alimentar


Matosinhos



A Lipor e os seus municípios associados, entre os quais Matosinhos, lançaram uma campanha de combate ao desperdício alimentar com o mote "Poupe o ambiente e a carteira”, mostrando o impacto ambiental, económico e social do desperdício.


Esta campanha é direcionada a todos os que são responsáveis pela alimentação em casa, desde as compras dos alimentos no supermercado até à sua confeção e, ainda, pela escolha dos restaurantes mais sustentáveis: todos aqueles que optam por ter a "Dose Certa” e que são, ou queiram ser, aderentes "Embrulha.”.


O Programa Dose Certa é direcionado aos estabelecimentos de restauração (cantinas, restaurantes, hotéis, centros comerciais e mercados entre outros) e concilia a redução do desperdício de alimentos à adoção de uma alimentação sustentável. Com este programa, em parceria com a Associação Portuguesa de Nutrição, a Lipor pretende, através da análise e avaliação das práticas de cada estabelecimento, criar um plano de melhoria, reduzindo as perdas e consequentemente os custos.


O programa Embrulha tem por objetivo reavivar o comportamento de levar para casa as sobras alimentares, sem vergonha nem preconceito, desmistificando questões culturais. Este é mais um passo fundamental para reduzir o desperdício alimentar.


O Embrulha. consiste em disponibilizar, gratuitamente, embalagens biodegradáveis nos restaurantes aderentes. Estas embalagens permitem aos clientes levar as sobras permitindo o aproveitamento dos alimentos em vez de irem para o caixote do lixo.


Mais inf: https://www.lipor.pt/pt/






|Fonte: Matosinhos, 12 de Dezembro 2022

9 views
bottom of page