Lean Conference. A conferência onde se aprende a produzir com menos desperdício

Um dos maiores eventos da Universidade de Aveiro irá contar com a participação de empresas como o Ikea e a Lean Academy Portugal, de modo a promover a filosofia Lean.


7 Maio 2021 SAPO 24



A próxima Lean Conference já tem data marcada para os próximos dias 19, 20 e 21 de maio. Este evento organizado pela Júnior Empresa Lean de Aveiro (JELA) já vai na sua sétima edição, mas este ano será a primeira vez que irá ser organizado num formato híbrido.


A JELA é constituída por alunos de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro e tem como principal objetivo difundir a filosofia Lean junto do seio universitário através de diferentes eventos ao longo do ano. A Lean Conference acaba por ser a “cabeça de cartaz”, tendo contado com cerca de 200 participantes na edição anterior.



Mas, afinal, o que é o Lean?


Se não está na área da indústria é normal que não esteja familiarizado com este termo. O Vice-Presidente da Júnior Empresa Lean de Aveiro (JELA) explica que é uma filosofia de melhoria contínua de processos, que oferece ferramentas práticas para aplicar em diferentes contextos.


Dentro desta filosofia existem sete diferentes tipos de desperdícios: transporte, inventário, movimentação, espera, produção excessiva, processamento excessivo e defeitos.


“O Lean olha para todo um processo, do início ao fim, para que se perceba em que zonas é que existe desperdício, como atuar de forma a reduzi-los e, com isso, criar valor à empresa”, refere Gonçalo Guedes.


Ao longo das conferências, é debatido entre estudantes, corpo docente e tecido empresarial a “utilidade da filosofia Lean, o seu estado atual e o seu desenvolvimento futuro” de acordo com a organização.


A programação deste ano é composta por várias palestras que contam com oradores convidados nacionais e internacionais, sessões de networking (partilha de experiências entre os profissionais e os participantes) e também workshops presenciais na Universidade de Aveiro dados por profissionais, por exemplo, da Lean Academy Portugal e do IKEA.


Este ano há uma novidade: os participantes poderão escolher que oradores querem ouvir, uma vez que haverá palestras a acontecer em simultâneo.


Pode inscrever-se no evento aqui.





Fonte: SAPO 24

6 views