Intermarché doa mais de 1,8 milhões de euros em produtos alimentares

Em 2021 o Intermarché, insígnia alimentar do grupo Os Mosqueteiros, doou 1,876 milhões de euros em produtos alimentares a várias instituições locais de todo o país. Inserindo-se na política de combate ao desperdício alimentar, os donativos são provenientes de vários pontos de venda da marca, tendo assente o princípio de gestão autónoma de cada loja Intermarché e das bases logísticas do Grupo.

Planíce


A par dos donativos, a insígnia também tem implementado várias iniciativas nos seus pontos de venda para reduzir o fluxo de resíduos alimentares e os custos associados à sua recolha. Destacam-se a melhor gestão de encomendas, rotação de stocks, venda de produtos com aproximação de fim de prazo de validade a preços reduzidos e doações alimentares ou produtos para alimentação animal a associações locais.


Nos pontos de venda também são promovidas práticas como a utilização do pão do dia anterior para outros fins, venda de bolos de aniversário e pastelaria a preços reduzidos ao final do dia, utilização de sobras ou de outros produtos na secção take-away ou a sua venda a preço reduzido.


Com estas iniciativas, a marca compromete-se com a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (ENCDA), divida em três grandes objectivos: prevenção, redução e monitorização. Todas estas acções, refere o comunicado, “pretendem fortalecer o Intermarché com a sustentabilidade e com a responsabilidade ambiental e social, missão que está na génese do Grupo os Mosqueteiros”.


A insígnia pertence ainda ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, que alerta a população para a problemática do desperdício alimentar e consequentemente atenuá-la.



|Fonte: A Planíce, 14 Outubro 2022

2 views