Grupo Dia assume objetivo de reduzir desperdício alimentar em 40% em 2023

O Grupo Dia assumiu o objetivo de, até 2023, reduzir em 40% os resíduos para aterro, a nível global, e o desperdício alimentar, em Espanha e Portugal.


Grande Consumo



A gestão eficiente de resíduos e desperdícios é um dos objetivos principais do Plano de Sustentabilidade 2021-23 do Grupo Dia. Para apoiar este processo e medir este parâmetro, a Dia criou um indicador comum e colocou em marcha uma série de ações que contribuem para reduzir o desperdício alimentar em todos os mercados onde está presente: Espanha, Argentina, Brasil e Portugal.

Prevenção do desperdício


A Dia está focada na prevenção do desperdício, desde o aprovisionamento até à venda, em todas as instalações com fluxo de mercadorias: armazéns, dark stores e lojas. Este esforço pela prevenção materializa-se, por exemplo, na adaptação dos formatos à capacidade de abastecimento de cada loja, mas também se otimizou informaticamente os pedidos para responder às necessidades de venda de cada estabelecimento, reforçando o sortido de frescos e um controlo diário da qualidade e data de validade de cada produto em função da rotação e do stock.


Para além disso, a Dia disponibiliza aos seus clientes o aproveitamento de produtos com data de validade próxima da caducidade através de descontos especiais e ações de colaboração com outros parceiros e fomenta as doações de produtos aptos para consumo humano, mas não para venda.

Portugal


No caso de Portugal, os supermercados Minipreço já aplicaram descontos em 3.800 produtos que se aproximavam do fim do prazo de validade, no último ano e meio, e desde novembro de 2021 já distribuiu mais de 63 mil Magic Boxes a preço reduzido graças à parceria com a Too Good To Go.


Para além disso, desde 2021 até hoje, já doou 170 toneladas de alimentos ao Banco Alimentar e outras instituições sociais locais através dos centros de distribuição de Valongo, Torres Novas e Alverca, implementando ainda diversas medidas de otimização de controlo de qualidade e gestão de caducidade com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar.



|Fonte: Grande Consumo, 3 Outubro 2022

8 views