top of page

Estas são algumas formas de as empresas de retalho evitarem o desperdício no Natal



O Natal é uma época tipicamente associada ao desperdício, tanto para consumidores, como para as empresas de retalho. As várias refeições que se fazem nesta quadra levam a um aumento da procura de alimentos e, consequentemente, da produção e do desperdício. Para ajudar a diminuir e a incentivar a diminuição do desperdício, a Phenix partilha algumas dicas para as empresas de retalho:



Fazer uma selecção dos produtos mais vendidos no Natal

Existe produtos alimentares que são tradicionalmente, ou mesmo unicamente, comercializados nesta época. Desta forma, dar foco a esta selecção de produtos, ao invés de promover uma grande diversidade dos mesmos, ajuda a uma gestão mais eficiente dos recursos e do desperdício, havendo uma maior garantia de escoamento e, consequentemente, uma quebra mais reduzida;


Criar um livro de receitas anti-desperdício dedicado ao consumidor, com produtos típicos do Natal

Muitas são as empresas de retalho que têm revistas de marca própria com receitas incluídas. E como o desperdício é um problema característico da época natalícia, porque não adicionar algumas receitas temáticas e dicas, a esses suportes, que permitam reinventar aquilo que é o menu, maioritariamente constituído por sobras, nos dias seguintes aos festejos?


Adoptar técnicas de recuperação das perdas e do desperdício alimentar

O desperdício deve ser sempre considerado um dado adquirido e, neste sentido, deve ser sempre preparado um plano de contingência, de forma a reduzir, ou mesmo mitigar, este problema. A contratação de empresas que giram o excedente, o escoamento de produtos para ração animal, ou a doação do desperdício a fábricas de recuperação energética, são algumas das soluções que podem ser adotadas neste período mais propício ao desperdício alimentar.


Monitorizar

Monitorizar e avaliar o processo é uma parte essencial da redução do desperdício nas empresas de retalho. A sua experiência e o seu know-how permitem prever resultados, identificar e antecipar percentagens de desperdício e pensar em soluções que permitam lidar com o excedente nesta época em particular. Assim, monitorizar a estratégia estabelecida aumenta as hipóteses de eficácia e de sucesso.




|Fonte: Marketeer, 16 de Dezembro 2022

2 views

コメント


bottom of page