Danone assume compromisso sustentável

12 Fevereiro 2021


Ao longo dos últimos 30 anos no mercado português, a Danone deu importantes passos para acompanhar os gostos e preferências dos consumidores portugueses, mas também, fazendo escolhas e opções conscientes, que vão ao encontro de um futuro mais sustentável e de uma preocupação constante e crescente de escolhas ambientais.


Desta forma e contrariando um pouco o espírito que se vive nesta altura do ano, com um apelo ao consumo excessivo, a Danone mantém-se fiel ao seu compromisso ‘One Planet, One Health’ e deu início a uma série de parcerias que têm como objetivo reduzir o desperdício alimentar.


Parcerias com a aplicação Too Good To Go, o movimento Unidos Contra o Desperdício e donativos ao Banco Alimentar contra a Fome e Refood já permitiram salvar do lixo mais de 440 mil quilos de produto este ano – medidas que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e que ajudam a consciencializar os consumidores a adotarem hábitos de consumo que passam por reduzir, reutilizar e reciclar, minimizando desta forma a pegada ambiental que deixam no Mundo.

Unidos na luta contra o desperdício alimentar

Sabia que só em Portugal, cerca de 1.000,000 toneladas de alimentos são desperdiçadas? E que estes alimentos são responsáveis por significativas emissões de gases com efeito de estufa? A pensar neste desperdício e de forma a tomar medidas conscientes que minimizem este impacto, a Danone fechou uma parceria com a Too Good To Go, aplicação que combate o desperdício alimentar e permite a venda de excedentes de restaurantes, supermercados e hotéis, permitindo que os utilizadores adquiram refeições de qualidade a preços muito acessíveis.


Com pontos de entrega em Lisboa e no Porto, desde agosto que já salvámos juntos 3 toneladas de iogurtes e leites fermentados, contribuindo para a redução do desperdício alimentar.


A par disto, a Danone aderiu ao movimento Unidos Contra do Desperdício e ainda ofereceu este ano mais de 440 mil kgs de produto em iogurtes e leites fermentados a instituições como o Banco Alimentar Contra a Fome - de Lisboa, Algarve e Porto, ou a Refood -, que contribuíram para alimentar milhares de famílias carenciadas.

Educar o presente a pensar no futuro

Num esforço adicional na luta contra o desperdício alimentar, a Danone irá também iniciar no próximo ano a transição da forma como declara a data de validade dos seus produtos, passando de “consumir até” para “consumir de preferência antes de”. Apesar de subtil, esta é na realidade uma importante evolução na informação ao consumidor, já que a declaração “consumir de preferência antes de” convida o consumidor a não deitar fora o produto imediatamente ultrapassada a data nele inscrita. Apesar de serem alimentos lácteos frescos, o iogurte e o leite fermentado são produtos com muito boa estabilidade e, quando devidamente conservados em frio, continuam perfeitamente aptos para serem consumidos até uns dias depois de atingirem a data de validade. Através desta medida a Danone espera contribuir para o combate ao desperdício alimentar, evitando desta forma que milhares de produtos sejam diariamente descartados quando ainda estão em perfeito estado de conservação.



15 views

Subscreva uma newsletter

que não vai deitar fora

adira ao movimento

Una-se a este movimento e ajude-nos a corrigir o erro.
 

Avenida de Ceuta – Estação de Alcântara-Terra, armaz. 1

1300-125-Lisboa


geral@ucd.pt

Siga-nos
 

  • Facebook
  • Instagram