Considera-se um cozinheiro “desperdício zero”? Então este desafio é para si

GreenSavers

A Phenix, marca ativa no combate ao desperdício na Europa, está à procura dos melhores cozinheiros “zero desperdício” de Portugal. Se é criativo nas suas receitas, gosta de aproveitar todos alimentos e ingredientes que tem em casa e gostava de partilhar essa motivação, esta pode ser a sua oportunidade.


No âmbito do Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, comemorado esta quarta-feira, a marca lança o concurso Phenix Kitchen, uma iniciativa que desafia a comunidade a desenvolver e partilhar receitas que tenham como foco o reaproveitamento de alimentos e o uso sustentável de ingredientes.


Os participantes deverão criar e apresentar uma receita original e criativa, utilizando sobras de refeições anteriores ou de partes dos ingredientes que, de outra forma, seriam desperdiçadas. As participações devem incluir uma fotografia do prato, bem como o nome do mesmo e uma descrição que destaque o que é que a torna uma receita “zero desperdício”.


A primeira fase de seleção irá ocorrer internamente, e depois as propostas selecionadas irão passar pela página de Instagram da Phenix, onde as várias receitas serão sujeitas à apreciação da comunidade. O vencedor será anunciado a 12 de novembro e tornar-se-á o protagonista do primeiro episódio da Phenix Kitchen, assumindo o papel de chef desta cozinha durante um ano. Para além disso, vai poder usufruir gratuitamente de cabazes anti desperdício, através da app da Phenix.


“Queremos trabalhar cada vez mais em conjunto com a nossa comunidade e incentivar todos aqueles que se identificam com a causa do combate ao desperdício a contribuírem ativamente com as suas ideias e criações. Esta é uma luta que é de todos e, com a Phenix Kitchen, pretendemos dar voz e visibilidade a quem nos acompanha nesta missão”, afirma Frederico Venâncio, Diretor-Geral da Phenix Portugal.


A aplicação da Phenix chegou a Portugal em outubro de 2019 e está disponível nas áreas da Grande Lisboa, Grande Porto, Braga e Aveiro, com mais de 700 estabelecimentos aderentes. Conta, atualmente, com mais de 185 mil utilizadores e já permitiu salvar o equivalente a mais de 220 mil refeições.


Os interessados deverão inscrever-se até ao dia 23 de outubro, através do e-mail phenixkitchen@wearephenix.com. O regulamento do concurso pode ser consultado aqui.


|Fonte: Green Savers, 29 de Setembro 2021

4 views