Ajudar as escolas a reduzir o desperdício alimentar, a reafirmar o valor dos alimentos e a poupar dinheiro. Do Good Save Food é uma iniciativa de colaboração entre a IFWC e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. O projeto visa reduzir a perda e desperdício de alimentos nas escolas, educando os alunos e mudando os seus hábitos diários, medindo e reduzindo o desperdício em cantinas e cozinhas, e reunindo todos os intervenientes na cadeia de valor da restauração escolar para reduzir o desperdício alimentar e reafirmar o valor dos alimentos.
O programa será efetuado em breve na Albânia, Lituânia, Turquia e Ucrânia.
A média de desperdício alimentar por aluno no ensino primário, registada durante o programa do Do Good Save Food, é: 110g por refeição. Isto representa 22% do peso da refeição, que ascende a 19,3 kg ao longo de um ano.
€100 é desperdiçado anualmente por estudante
RECURSOS GRATUITOS
O Guia de Colaboração
Ajude a sua escola a reduzir os resíduos alimentares. O nosso guia gratuito descreve as principais etapas e melhores práticas envolvidas num projeto bem-sucedido de redução do desperdício alimentar, ajudando os funcionários da cantina, professores, produtores locais, autoridades locais, gestão escolar e pais a unir esforços e a reduzir o desperdício alimentar.
Apoio aos funcionários da cantina
Os funcionários da cantina podem desempenhar um grande papel na redução do desperdício alimentar, ajudando as crianças a comer bem e a fazer escolhas que reduzam a quantidade de restos de comida. A nossa apresentação fornece dicas e conselhos úteis.
Material educativo
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a IFWC partilham pacotes informativos para ajudar os professores a explicar a importância da redução dos resíduos alimentares aos alunos do ensino primário e secundário:
Formação para medir os resíduos alimentares nas cantinas e cozinhas
Apoio à formação de equipas de cozinha e cantina para medir as forças de resíduos alimentares e reduzir o desperdício alimentar.
Comentarios