Quatro chefs portugueses foram desafiados pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício a partilhar receitas que ajudem os portugueses a reaproveitar a ceia de Natal.
24 Dezembro 2020 Time Out
Tia Cátia, José Avillez, Kiko Martins e Rui Paula são os quatro chefs que se juntam ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, criado a 29 de Setembro deste ano, data em que as Nações Unidas instituíram o Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar. Uma das acções que se propôs desenvolver ao longo do ano, que consciencializem a sociedade para a importância do tema, chega este Natal com um desafio lançado aos quatro chefs portugueses: a partilha de receitas “criativas e fáceis de fazer em casa”, para transformar as sobras da ceia de Natal em novos pratos. E tentar fazer descer este número: todos os Natais é desperdiçado cerca de um terço das refeições.
Para esta campanha, chamada “Um Natal Unido Contra o Desperdício”, o chef Rui Paula optou por uma açorda de bacalhau; o chef José Avillez apresentou um strudle de bacalhau e couve com chouriço; a Tia Cátia sugeriu uns croquetes de leitão; e o Chef Kiko um bread puddin de bolo-rei, que aproveita o doce de Natal até à última migalha. Receitas que encontra na página oficial de Facebookdo Movimento Unidos Contra o Desperdício.
“À boleia dessa reinvenção que todos precisamos de fazer e porque neste Natal muitas pessoas passarão ainda mais dificuldades, acreditámos que este seria o momento ideal para desafiar os portugueses lá de casa a unirem-se contra o desperdício reaproveitando as suas ceias de Natal, evitando dessa forma que alimentos em perfeitas condições de consumo acabem no lixo, como já é habitual nesta época festiva”, defende Francisco Mello e Castro, representante do movimento.
Fonte: TimeOut
Comments