Chef’s de Cozinha Eurest partilham receitas sustentáveis em livro para reduzir desperdício alimentar

Green Savers



A Eurest Portugal, enquanto empresa socialmente responsável e preocupada com o impacto dos seus serviços no meio ambiente, reforça o seu compromisso de trabalhar por um futuro mais sustentável com o lançamento do livro “Grandes Sabores, sem Desperdício.”


Este é um livro com receitas sustentáveis desenvolvidas pelos Chefes de Cozinha da Eurest e confecionadas com partes de alimentos habitualmente desperdiçadas nas receitas convencionais, sublinha a empresa em comunicado.


De acordo com a Agência Europeia do Ambiente (AEA), todos os anos são desperdiçados cerca de 1/3 dos alimentos produzidos, cerca de 3 milhões de toneladas.


As receitas sustentáveis deste livro “Grandes Sabores, sem Desperdício.” resultam de um concurso interno organizado pela empresa de restauração, o “EurestChef – Edição Stop Food Waste 2022”, onde estiveram a concurso 49 receitas. Um painel de jurados que incluiu a Chef Justa Nobre, Susana Fonseca (representante da Associação ZERO), o gastrónomo Virgílio Gomes e Henrique Leite, Diretor Geral da Eurest Portugal degustaram as 8 receitas que passaram à fase seguinte, explica a mesma fonte.


Nesta primeira edição EurestChef – Stop Food Waste 2022 consagrou-se vencedora a receita “Pão de mel com aproveitamento integral da banana”, da autoria das Chef’s Casimira Neves e Fernanda Gomes (páginas 67 e 68). O livro não estará à venda, será sim oferecido a Clientes Internos e Externos da Eurest e também está disponível para download no site da Eurest: https://www.eurest.pt/wp-content/uploads/2022/10/Livro_Compressed.pdf


O lançamento deste livro de receitas sustentáveis faz parte da estratégia de Sustentabilidade da Eurest Portugal | Grupo Compass, “que foi pioneiro no setor da restauração, a nível mundial, na definição de uma estratégia de sustentabilidade – designada Planet Promise – com o objetivo de atingir o compromisso de neutralidade carbónica até 2050 e a meta de redução de 50% do desperdício alimentar em 2030”.


De acordo com Henrique Leite, Diretor Geral da Eurest, citado em comunicado “nunca foi tão importante reduzir o desperdício alimentar como hoje, não só pelo custo de produção, quer a nível ambiental, quer a nível financeiro, mas acima de tudo pelo respeito pelos alimentos e por quem os produz, prepara, confeciona e os serve diariamente”. Por isso, acrescenta, “decidimos desafiar os nossos chefes de cozinha a darem o seu contributo, criando receitas sustentáveis que privilegiassem o aproveitamento de sobras de alimentos, que sabemos que estão enraizados em diferentes culturas e nacionalidades e são uma prática que continua presente em diversas gastronomias mundiais”.


“As receitas deste livro são a prova de que é possível criar receitas com sobras de alimentos e contribuir para a redução do desperdício alimentar e para um futuro mais sustentável. Por isso, estamos muito orgulhosos dos nossos chefes de cozinha por terem aceitado este desafio e de ajudarem a criar um livro com receitas da sua autoria cheio de “Grandes Sabores”, mas “Sem Desperdício” e impacto para o Planeta”, termina Henrique Leite.




|Fonte: Green Savers, 27 Outubro 2022

9 views