Em 2020, foram direcionadas para doação cerca de 18.534 toneladas de produtos alimentares provenientes das cadeias alimentares que integram a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), mais 16% do que no ano anterior.Esta meta foi celebrada no evento organizado pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício.
O diretor geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, acrescenta ainda que, “no ano passado, foi possível evitar-se o desperdício de mais 12.300 toneladas de produtos que estavam prestes a atingir a data de validade”, mais 17% do que em 2019, através de um circuito para facilitar o consumo destes produtos em condições de segurança, nomeadamente através da identificação com etiqueta específica e redução do preço.
Estão abrangidas nesta iniciativa cerca de 1.800 lojas associadas da APED.
Unidos Contra o Desperdício
A APED participou neste evento enquanto membro fundador do Unidos Contra o Desperdício, um movimento cívico e nacional lançado no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdícios Alimentares, que comemorou o seu primeiro aniversário com o lançamento de uma campanha de sensibilização, à escala nacional, junto do consumidor. Assente no racional da reutilização, a campanha reúne antigos filmes e cartazes publicitários das várias marcas.
Participam nesta iniciativa as 11 cadeias do sector de distribuição alimentar, que contribuíram para os resultados alcançados na redução do desperdício alimentar: Aldi, Auchan Retail Portugal, Continente, Minipreço, El Corte Inglés, Intermaché, Lidl, Makro, Mercadona, Pingo Doce e Recheio.
|Fonte: Grande Consumo, 30 de Setembro 2021
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