Atlantic Compost vence 2.º Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition

SUPER BOCK GROUP E FÓRUM TURISMO PREMEIAM SOLUÇÃO PARA VALORIZAR OS RESÍDUOS ORGÂNICOS NA RESTAURAÇÃO


Grande Consumo




Com o propósito de combater o desperdício alimentar através da transformação e valorização dos resíduos orgânicos na restauração, o projeto Atlantic Compost é o grande vencedor da segunda edição do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition, competição promovida pelo Fórum Turismo e o Super Bock Group, com o apoio do Turismo de Portugal.


Focada em encontrar soluções sustentáveis que promovam a inovação no canal Horeca, esta edição procurou contribuir, simultaneamente, para a retoma do turismo, sector fortemente impactado pela crise pandémica.


A distribuição pelos restaurantes de recipientes destinados à compostagem dos resíduos alimentares, transformando-os posteriormente em adubo de qualidade, foi a ideia proposta pela equipa composta por dois jovens, das áreas da gestão e turismo e do direito. Com vista ao aumento desta prática na área da restauração, o Atlantic Compost prevê, ainda, a formação de empresários e trabalhadores da restauração, simplificando a sua participação numa atividade que contribui para a redução dos gases de efeito de estufa, provenientes dos resíduos orgânicos descartados em aterros.

Tomorrow Tourism Leaders


Esta edição do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition recebeu, numa primeira fase, mais de 200 participações centradas na procura de oportunidades para introduzir boas práticas nas áreas da restauração e hotelaria. Do desperdício alimentar e reciclagem à digitalização e à responsabilidade social, as melhores ideias foram pré-selecionadas e transformadas em 69 projetos de equipa a concurso.


À final chegaram seis projetos, de entre os quais o júri, constituído pelo Super Bock Group, o Fórum Turismo, o Turismo de Portugal e o NEST – Centro de Inovação do Turismo, selecionou o projeto Atlantic Compost, ao qual foi atribuído cheque de cinco mil euros para concretização da ideia apresentada. “O Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition foi, uma vez mais, um sucesso, mostrando que as pessoas estão interessadas em participar nas temáticas da sustentabilidade e em apoiar a mudança. As ideias que nos chegaram apresentam potencial para poderem vir a ser aplicadas, podendo contribuir, de forma muito positiva e significativa, para o desenvolvimento de um sector tão relevante para a economia nacional. Desejo o maior sucesso a todos os participantes, em particular ao projeto vencedor”, comenta Graça Borges, diretora de comunicação, relações institucionais e sustentabilidade do Super Bock Group.


Para o presidente do Fórum Turismo, António Marto, “é sempre uma mais-valia trabalhar ao serviço da inovação e da sustentabilidade para o turismo na companhia de grandes parceiros, como o Super Bock Group e o Turismo de Portugal. Ainda existe muito a fazer ao serviço da inovação e da sustentabilidade nas diversas áreas de turismo. O que estamos a fazer agora é apenas o início de uma ambição maior, de continuarmos a desenvolver este tipo de iniciativas no sector”.



|Fonte: Grande Consumo, 22 de Setembro 2021

4 views