23 Dezembro 2020 NIT
Acontece o mesmo todos os anos. Depois da Ceia de Natal, há bacalhau que sobra, e não só, que chega bem para continuar a fazer refeições nos dias seguintes. Para que não exista qualquer desperdício, pode usar os alimentos que sobraram para os aquecer na frigideira ou criar pratos alternativos e que vão parecer completamente novos. É essa a sugestão de vários chefs nacionais.
José Avillez, Kiko Martins e Rui Paula e a Tia Cátia juntaram-se ao movimento Unidos Contra o Desperdício e apresentam receitas que seguem precisamente esta lógica. O bacalhau está e maioria nas propostas e não é só para a típica roupa velha.
Tem por exemplo, uma açorda de bacalhau do chef Rui Paula, ou um strudel também de bacalhau, de José Avillez. O objetivo dos chefs é sugerirem receitas com ingredientes que já tem em casa, tudo para que não tenha de sair propositadamente à rua.
E com o bolo-rei que sobra? Só costuma fazer umas torradas com manteiga? O chef Kiko, por exemplo, explica-lhe como pode fazer um pudim. Esta base também funciona lindamente com rabanadas. É experimentar e não deitar nada fora.
Fonte: NIT
Comments