top of page

ALUNOS DA CAMILO SENSIBILIZAM PARA O COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR




Os alunos do 1º e 2º anos do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) realizaram uma ação na Praça – Mercado Municipal de Famalicão de sensibilização para o combate ao desperdício alimentar.


Pensar no que podemos fazer às sobras que temos no nosso frigorífico foi o desafio lançado pelos alunos, orientados pelo professor Ricardo Lanção, no workshop que decorreu na manhã do dia 26 de janeiro, na Praça.


A partir de sobras que todos temos habitualmente nos nossos frigoríficos, recriaram-se dois pratos em formato familiar: uma quiche com base de arroz e um bolo salgado. Estas sugestões não só revelaram o potencial dos alimentos que resultam de refeições anteriores, como também o impacto que o combate ao desperdício alimentar pode ter no orçamento familiar.


Esta foi primeira iniciativa do projeto “Less is more, B Creative – agir no presente, transformaro futuro”, que está a ser desenvolvido no AECCBpelos alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria, orientados pelo professor Ricardo Lanção, e com a colaboração dos alunos da turma F do 12.º ano e da professora Raquel Azevedo.


Segundo a escola, pretende-se que este projeto alavanque uma intervenção territorial no âmbito do combate ao desperdício alimentar em contexto familiar. Impulsionar mudanças de comportamentos e hábitos que potenciem uma melhor conservação dos alimentos que compramos, um reaproveitamento criativo dos desperdícios alimentares que temos nas nossas casas e o desperdício zero na utilização dos alimentos, são os principais objetivos.


Para isso, vão se desenvolvidas ações concretas, como a que aconteceu no Mercado Municipais, pois, segundo os promotores do projeto “não basta alertar consciências, é preciso criar ferramentas para que as pessoas possam efetivamente fazer parte da solução”.




|Fonte: Opinião Pública, 30 de Janeiro 2023

52 views

Comments


bottom of page