Albergaria adere ao Movimento Unidos Contra o Desperdício

18 Fevereiro 2021 Aveiro Mag


A câmara municipal de Albergaria-a-Velha aprovou esta quarta-feira, em reunião camarária,

a adesão ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, comprometendo-se a adotar medidas que visem a redução do desperdício alimentar.

O Movimento Unidos Contra o Desperdício nasceu a 29 de setembro de 2020, no Dia Mundial da Consciencialização para as Perdas e Desperdício Alimentar, instituído pelas Nações Unidas. O seu principal objetivo é chamar a atenção para o desperdício alimentar, através de um movimento cívico e nacional, agregador e educativo, que una a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar. Pretende-se mudar atitudes ao longo de toda a cadeia, impactando todos os intervenientes: os que produzem, os que fabricam, os que transformam, os que embalam, os que transportam, os que consomem e os que descartam os resíduos. Atualmente, estima-se que 1/3 dos alimentos sejam desperdiçados.

Em Albergaria-a-Velha, têm sido desenvolvidas várias ações de sensibilização para o desperdício alimentar, como a distribuição de kits pedagógicos às crianças do 1.º Ciclo ou iiniciativas no Mercado Municipal A Praça, apelando a operadores e clientes para terem comportamentos mais conscientes, que evitem que alimentos acabem por parar ao lixo.


O Movimento Unidos Contra o Desperdício tem o alto patrocínio da Presidência da República e congrega um número já considerável de Municípios, entidades públicas e privadas, incluindo a Direção Geral das Autarquias Locais.


Fonte: Aveiro Mag

13 views