A Unidos Contra o Desperdício lança uma nova campanha de sensibilização sobre o desperdício alimentar. Com criatividade da Judas, a iniciativa junta figuras públicas de vários quadrantes selecionadas ela Notable.. Em declarações à Briefing, o coordenador do movimento, Francisco Mello e Castro, afirma que juntar “rostos conhecidos dos portugueses ajuda a alavancar estas mensagens”.
Briefing
Protagonizada por Carolina Patrocínio, Isabela Valadeiro, João Baião e Vasco Pereira Coutinho, a campanha, gravada no Fabrik Studio, pretende alertar para as consequências do desperdício alimentar, sendo que quase dois milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente em Portugal.
Para tal, estas personalidades juntaram-se para recriar uma música do António Variações. “As pessoas não ligam o desperdício alimentar ao ambiente, olham para este tema como um problema social e económico. O que não sabem é que o desperdício alimentar é realmente um problema ‘económico’ e quem paga a conta é o planeta. E, quando se fala em alguém ‘pagar a conta’ por nós, a música do António Variações vem-nos automaticamente à cabeça”, explica a Judas à Briefing acerca do conceito criativo, acrescentando que “a criatividade tem o potencial de mudar mentalidades e comportamentos” e que é “um prazer abordar estes temas e colocar as cabeças ao serviço do planeta”.
Em relação a planos para o futuro, o coordenador do movimento, Francisco Mello e Castro, diz que, de momento, “o foco está 100 % nesta campanha”, sendo que o Natal é sempre uma época em que o Unidos Contra o Desperdício volta a “sair à rua” com várias iniciativas de sensibilização.
Esta publicidade vai estar presente nos canais televisivos da SIC e RTP, nas rádios do Grupo Renascença, nos canais digitais e em out-of-home, sendo a Guel a responsável pelos audiovisuais. Tanto a Notable., que também é responsável pela assessoria de imprensa, como a Judas trabalharam nesta campanha em regime pro bono.
| Fonte: Briefing, 30 de setembro 2024
Comments