top of page

10 tendências de consumo que vão moldar 2023


Grande Consumo



Pelo terceiro ano consecutivo, os consumidores entrarão no ano novo num elevado estado de incerteza. Desta vez, porém, não é a pandemia o mais preocupante, mas sim a desaceleração económica e o aumento do custo de vida, avança a FMCG Gurus.


Esta incerteza está a levar os consumidores a quererem continuar a procurar produtos que satisfaçam várias necessidades, ao mesmo tempo que se dedicam a hábitos de compras mais moderados e estão mais atentos ao valor. A principal implicação é que os consumidores estarão relutantes em abdicar de produtos que consideram essenciais e dos pequenos luxos, mas, ao mesmo tempo, estarão mais atentos aos gastos.


Com isto em mente, a FMCG Gurus lançou as suas 10 tendências para 2023, destacando oportunidades para melhorar a perceção de valor.


Motivado pela inflação


A primeira tendência para 2023 é a Motivação pela Inflação e centra-se na forma como os consumidores procuram fazer o seu dinheiro “esticar”, sem sacrificar as suas necessidades, tornando-se menos leais às marcas, comprando em vários locais e procurando poupar dinheiro em certos produtos para gastar mais noutros.


Recorde-se que poucas famílias têm poupanças adequadas, o que significa que qualquer deterioração da economia, bem-estar financeiro ou segurança no emprego atingirá muitas pessoas rápida e significativamente, o que significa que as marcas devem ser vistas como o mais responsivas possível à inflação.


Embora os consumidores aceitem alguma forma de compromisso nos próximos 12 meses, o valor será mais importante do que o preço mais barato na procura de produtos.


Alimentar o espírito


Tal como nos anos anteriores, a saúde e o bem-estar moldaram uma série de tendências, uma vez que os consumidores continuam a ter uma abordagem proativa e holística do bem-estar. A primeira tendência orientada para a saúde é Fuel My Mood, que descreve como os consumidores vão dar maior ênfase à felicidade, ao bem-estar emocional e aos níveis energéticos, especialmente porque percebem o impacto que a fadiga pode ter no bem-estar, a longo prazo.



Encontrar o equilíbrio


Outra tendência relacionada com a saúde é a necessidade de encontrar o equilíbrio, que sublinha a forma como os consumidores procurarão afastar-se das pressões diárias e reavaliar o que é importante para eles, priorizando a sua saúde, autoeducando-se sobre questões de bem-estar e fazendo o seu melhor para garantir que não são sobrecarregados por pressões e stresses diários.



Perfis proativos


Além disso, a tendência Perfis Proativos destaca como os consumidores continuam a ter uma abordagem a longo prazo do bem-estar e a manterem-se em forma ativos até o mais tarde possível. Ligado a isto, os consumidores estão também a reconhecer a ligação entre a saúde digestiva e a imunidade, uma tendência que continuará a tornar-se mais predominante, à medida que a consciência do microbioma intestinal cresce.


Tecnolução


Também ligada à saúde e bem-estar, a Tecnolução olha para a forma como a tecnologia será vista como o caminho a seguir para a oferta de novas formas de inovação no mercado, desde produtos personalizados, à fermentação e fortificação, a produtos cultivados.



Visão de helicóptero


Os consumidores têm outras prioridades, para além da saúde e do bem-estar, e numa era de austeridade, mais ênfase será dado às marcas que os tranquilizam de que têm os seus melhores interesses em consideração e estão a ter o máximo de cuidado e atenção à formulação dos produtos.


A tendência Visão de Helicóptero mostra como os consumidores estão mais atentos à informação, à medida que continuam a demonstrar elementos de aversão ao risco, o que significa que a autenticidade e a transparência são cruciais, com as marcas a terem de fornecer a história por detrás dos produtos que fizeram.


Planeta azul


As preocupações ambientais continuarão a existir e a tendência Planeta Azul mostra como as pessoas esperam que as marcas tenham uma abordagem holística e proativa à prática sustentável, ao longo de toda a cadeia de abastecimento, especialmente porque os consumidores fazem alterações nas suas dietas e estilos de vida para se comportarem de uma forma mais amiga do ambiente.


Era da inovação


Isto é algo que cria novas oportunidades em torno da tecnologia, com a tendência Era da Inovação a destacar como os consumidores esperam que as marcas sejam o mais engenhosas possível, evitem o desperdício, desenvolvam novas práticas agrícolas naturais e abordem questões como o desperdício alimentar e as emissões de carbono.


Era da inclusão


A autoexpressão é também é sinónimo de valor e a tendência da Era da Inclusão mostra que os consumidores querem produtos que espelham as suas atitudes e perspetivas sobre a vida, independentemente do indivíduo querer desafiar ativamente as normas sociais ou se sente que a sociedade está a mudar a um ritmo demasiado rápido.



Tentação do gosto


Finalmente, a Tentação do Gosto olha para a forma como os consumidores continuarão a procurar pequenas indulgências, para fins de recompensa e escapismo, especialmente porque reduzem os grandes gastos e os produtos hedonistas posicionados quer como nostalgia quer no eixo da experimentação irão apelar a quem procura pequenos momentos de prazer.

Independentemente da tendência em causa, numa altura em de redução da confiança financeira, com consequências para a fidelização das marcas, a FMCG Gurus sublinha que é crucial garantir a máxima transparência, tranquilizando os consumidores de que os produtos se alinham com as suas necessidades.



|Fonte: Grande Consumo, 9 de Dezembro 2022

83 views
bottom of page